sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Preservar a Memória Submersa da Cidade é Nosso Dever

Mergulhadores do Lago Paranoá... Comecei a mergulhar no inicio de 2009 e desde o primeiro mergulho não parei mais... Toda vez que aparece uma oportunidade de cair no lagão eu aproveito... Apesar de todas as condições adversas que o nosso lago possui (Pouca visibilidade e excesso de lixo), eu acho que o mergulho que praticamos em suas águas é de boa qualidade... Infelizmente os atrativos submersos são escassos e estão sendo danificados... É por isso que estou iniciando esta campanha de conscientização para nós mergulhadores... Apesar do pouco tempo de mergulho presenciei algumas atitudes de colegas que me deixaram um pouco triste... Já vi mergulhador arrancar os cabos guia... Já vi mergulhador balançar a Kombi... Já vi mergulhador pendurado nos postes... Inclusive quebrando parte de um deles... Já vi mergulhador forçando as tábuas dos currais tirando-as do local para largá-las no meio do lago... Sinceramente galera... Eu não entendo o porquê dessas atitudes... O que está sendo danificado é o pouco que resta da criação da nossa cidade... TEMOS O DEVER DE PRESERVÁ-LAS... Se tudo for destruído logo não teremos mais nada para se ver no fundo do lago... E aí passaremos a mergulhar em uma grande poça de água... Por isso galera, peço a todos um pouco de colaboração... Não vamos deixar acabar com esta Brasília Submersa... Afinal de contas... São estes fragmentos submersos que enriquecem o nosso mergulho e preservam a memória da nossa cidade... É isso aí...



16 comentários:

  1. Valeu Zé Alberto... Continue prestigiando o site... Abs!!!

    ResponderExcluir
  2. Li e achei interessante o projeto!!!
    Porém qual relevância terá o projeto para alunos de escolas públicas, por exemplo? Que se quer conhecem a história do bairro onde vivem...
    Aliás que praticamente não tem acesso ao nosso Lago Paranoá (e claro não precisamos nem dizer o porquê). Sei que o projeto é um registro histórico que venha a desmistificar a versão oficial. Realizei um projeto em escola pública faz um tempo sobre Brasília (2004)com exposição na Galeria Parangolé. Vc não se interessaria em envolver alguma comunidade escolar em seu projeto?
    Vamos converando... Visite meu blog quando puder!!!
    Abs.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Tô contigo meu irmão..... esses manés não tem o que fazer, vandalismo embaixo d'água é só o que faltava mesmo..... VAMOS PRESERVAR GALERA, DESTRUIR NÃO TÁ COM NADA!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela força Dunga... Fica ligado aqui no blog que logo logo vc vai ver o resultado da campanha... Bjs Mané

    ResponderExcluir
  5. Oi Deliane... Tudo bem??? O projeto irá contemplar 800 crianças que cursam a 5ª e 6ª séries da rede pública de ensino nas comunidades próximas ao lago (Paranoá, Varjão, Vila Planalto, Vila Telebrasília e Vila Saturnino de Brito)... O que me levou a idealizar estas oficinas pedagógicas foi justamente o que você falou na sua postagem... É do conhecimento de todos que grande parte dos usuários do lago são pessoas com um certo poder aquisitivo e a maioria da populção fica restrita às suas margens... O grande lance destas oficinas é que elas acontecerão durante passeios de barco pelo lago onde serão realizadas várias atividades... O envolvimento da comunidade escolar com o projeto já está previsto... Além das oficinas para estas crianças, o livro fotográfico Brasília Submersa será distribuído em escolas públicas, bibliotecas e universidades... E tem também a exposição fotográfica que será aberta a todos... É isso aí Deliane... Continue participando...Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente Beto...
    Sou professora no Centro de Ensino Médio 01 Júlia Kubitschek na Candangolândia. Gostaria de saber se podemos participar do teu projeto também? Temos bastante interesse!!!!

    Meu mail:

    delianelt2@gmail.com

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Deliane... Manterei contato via email... Bjs...

    ResponderExcluir
  8. IGNORANCE my bro... No matter how rich or how poor you are... ignorance has no name, no face, no social status. These guys think that their actions won't hurt them now but that's because they are too stupid to think ahead. So I guess we are not only talking about ignorance... we are talking about selfishness as well.

    ResponderExcluir
  9. ou Beto vc ja acho algum carro la em baixo .-.?(massa as fotos e ta certo destruir e idiotice de baixo e fora d'agua xD)

    ResponderExcluir
  10. Valeu Daniel... Vai acessando o blog... Sempre publico algo... Abs...

    ResponderExcluir
  11. Pedrão... Tem uma Kombi lá embaixo... Mais na frente publicarei algo sobre ela... Destruir nem dentro e nem fora d'água... Valeu Pedrão!!!

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc Carol... Estupidez pura!!! Bjs...

    ResponderExcluir
  13. e ia beto barata cade as fotos que nos estava no lago com os colchoão de ar mano

    ResponderExcluir
  14. Relaxa Galera... Esta semana eu publico... Até 6ª feira estará no ar... Abs...

    ResponderExcluir

Brasília Submersa Vídeo Oficial

Brasília Submersa Mês da Fotografia no SESC Ceilândia

Brasília Submersa no You Tube